sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Apaixonar-se...

Apaixonar-se

Nada se compara ao processo de apaixonar-se.
Não existe um sentimento que possa se contrapor à paixão no seu desenvolvimento. Talvez, mas talvez mesmo, as tempestades da natureza, a revolta dos elementos naturais, possam dar uma ideia do que é este sentimento.

Estar apaixonado/a é diferente. É uma causa já ganha. É a catarse. A sublimação. A aquietação dos sobressaltos. Mas apaixonar-se não.
Para se chegar ao estado de êxtase, é preciso passar pelas atribulações da ebulição. Aquele movimento de sinuosidade do sangue pulsando fortemente; aquela sensação de friagem gelada que acomete o estômago sem explicação; e o ciúme incontrolável que só quem se apaixona sabe sofrer, são os sintomas mais evidentes de que você está em estado de apaixonamento. E como isso é bom! É a vida pulsando no seu grau absoluto.

E o objeto de paixão torna-se o objetivo mais importante da sua vida. Pode ser uma coisa, uma ideia, um lugar, um projeto... mas é mais instigante quando é uma pessoa. Ao apaixonar-se por uma coisa, logo, logo o seu estágio se completa: assim que a consegue para si. Ao apaixonar-se por uma ideia, ela não lhe sai da cabeça até se concretizar. Ou você desistir dela quando achar que não compensa. As ideias mudam, transformam-se mas não se mexem. E podem revelar-se boas ou ruins. Alcançada a compreensão total da ideia, o estado de paixão passa a ser amor ou desprezo. E fim. Ao apaixonar-se por um lugar, você move céus e terras para chegar a ele. Seja esse lugar físico, geográfico, real ou imaginário; seja um lugar que você pensa ser seu de direito como um cargo, uma função, um posto. Alcançado, deixar de ser paixão, torna-se realização; seja um projeto que você queira conquistar para que se torne seu; como uma casa, o topo de uma montanha ainda não escalada, um ponto turístico ainda não visitado. Ao apaixonar-se por um projeto, você se doa, se dá, se esforça, se joga e o realiza. Quando realizado o projeto não é mais projeto, é trabalho executado e produto realizado. Satisfação, êxtase, catarse. Amor realizado. Mas não é mais paixão. Nem projeto. É resultado.

Você pode passar a vida sem se apaixonar. O mundo não vai se acabar por isso. Você pode viver uma vida morna, de ações prudentes e ideias pacíficas. Porque paixão não é paz. E pode ser uma pessoa de tranquilidade e sossego. Com uma vida boa. Com tudo sob controle. Mas você pode se apaixonar. A qualquer hora. Em qualquer tempo. E paixão não se escolhe nem se controla. E a única coisa que poderá fazer é viver cada etapa, gostando ou não. Não há prudência nem freio. Não há planejamento nem domínio da vontade. Há mergulho na escuridão.

Sabe aquelas histórias contadas pelos romances, pelo cinema, pela televisão? Você pensa que são apenas ficção, certo? Não é verdade! Tudo aquilo que foi/é descrito já foi sentido! Só falamos do que sabemos! Você pode não ter sentido, mas quando lê ou vê entende. Nem que seja para condenar... e, se condena, é porque ainda não sentiu e no fundo gostaria imensamente de entrar nesta espécie de transe, de torpor, que tira a razão e é o poder mais avassalador que o ser humano já descobriu na terra. Sabe as guerras, as tragédias, as glorificações e a elevação de um ser humano? Tudo movido por paixão. Por paixão César quase perdeu o reino por Cleópatra. E por paixão ela se matou... não sei se por César ou por Marco Antônio, mas por paixão. Sabe Napoleão Bonaparte? Só conquistou o mundo para depositá-lo aos pés de Josefinne; E Sansão? Por estar apaixonado, deixou que Dalila lhe tirasse a força cortando seus cabelos; e que a guerra de Tróia teve início por causa da paixão de Páris pela bela Helena, todo mundo sabe; e Maria Bonita que se embrenhou pelos sertões, enfrentou polícia e espinheiros, xique-xique e caatingas para ser parceira de Lampeão no amor, na guerra, na vida e na morte; e Romeu morreu por Julieta, e por paixão, Julieta por Romeu. Você acha mesmo que todas essas paixões são apenas narrativas de romances?

Por amor se fazem heroísmos, abnegações, renúncias e generosidades; por paixão se fazem loucuras. Por amor a brasa vai amainando até tornar-se cinza, chama adormecida e calor aconchegante; por paixão cinza vira brasa e se faz em chamas, labaredas, incêndios e vulcões. Amar é descobrir a cura do mundo, mas apaixonar-se é sentir o mundo revolto dentro de si e lançar-se no abismo sem pestanejar! Assim...

Vera Lúcia

10/10/2017

Nenhum comentário: